CAPS de Caieiras possui grupo de orientação de álcool e drogas.

CAPS de Caieiras possui grupo de orientação de álcool e drogas.

Mais de 500 atendimentos foram registrados em 2014.

A dependência química é considerada transtorno mental que não possui cura, mas que pode ser tratado. Tendo em vista a grande demanda que o procurava em busca de atendimento para o trato de dependência química de álcool e drogas, o Centro de Atenção Psicossocial de Caieiras (CAPS) criou um grupo de orientação. Em 2014, segundo um levantamento realizado pela equipe gestora da Unidade, 543 atendimentos foram registrados.

O atendimento é feito em três etapas: a triagem, que é realizada mediante agendamento prévio (por telefone ou pessoalmente), a avaliação, que é conduzida por técnicos do CAPS e dividida em duas categorias (a “direta” – quando o paciente já demonstra interesse em buscar ajuda e a “encoberta” – quando o paciente apresenta queixa e a dependência é detectada já na avaliação) e o tratamento.

O cidadão pode procurar o CAPS voluntariamente ou ser encaminhado por outro serviço, desde que tenha mais de 18 anos. Em ambos os casos, recomenda-se que ele esteja acompanhado por um parente.

O tratamento, segundo a coordenadora de saúde mental do município, Mônica Prando, pode feito de três formas, variando de caso a caso: em grupo ou individualmente, com encontros semanais, e a internação, voltada para os casos clínicos mais graves.

Após o tratamento, que ocorre numa clínica que mantém parceria com a Prefeitura e dura em torno de 60 dias, o paciente pode voltar ao CAPS para buscar o acompanhamento necessário até a ressocialização, que é o objetivo principal.

O Centro de Atenção Psicossocial de Caieiras (CAPS) está situado na R. Guadalajara, nº. 204 – Centro. O telefone para contato é: (11) 4605-2641.

Imagem: Reprodução

Fonte: AIPMC

Próximo Post:
Post Anterior:
Este artigo foi publicado por
Website: O Caieirense

Site de informação e conteúdo regional da cidade de Caieiras/SP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *