Brasão

Instituído pela Lei nº 326, de 9 de agosto de 1965. Esta lei dispõe sobre a nova redação da Lei nº158, de 13 de julho de 1962, que instituiu o brasão do município.

Trecho da Lei
“ARTIGO 1º – Passa a ter a seguinte redação o ARTIGO 1º da Lei nº 158, de 13 de Julho de 1965: “ARTIGO 1º – O Brasão que simboliza o município de Caieiras é o seguinte: – Descrição Heráldica: a) – O escudo é de formato retangular em sua parte superior e arredondado na interior, de origem portuguesa; esquartelado, encimado por uma coroa mural, ladeado por pinheiros (Criptoméria) e assentado sobre um listel. b) – No primeiro quartel, em campo vermelho, encontra-se em cada vértice uma estrela em preta e no centro, um circulo em azul, no qual se vê o mapa do Município, em vermelho. c) – No segundo quartel, em campo azul, uma engrenagem e um livro aberto, em prata, no centro dos quais um pinheiros (Pinus) em repto, apoiados numa figura geométrica retangular e verde. d) – No terceiro quartel, em campo azul, a figura de um forno hexagonal em seus dois terços inferiores e circular no terço superior, representado em ouro na parte centro-frontal e marrom nas laterais, apresentado ainda duas muradas em prata e uma porta na parte mais inferior do forno. Encimando-o, uma chaminé da qual evolua, em sentindo horizontal, para o lado direito (lado direito de quem vê o brasão), a fumaça em preto. e) – Como suportes, tanto à direita quanto à esquerda, a representação de duas Criptomérias Japonicas, simétricas. f) – Ao pé do escudo, num listel de ouro, em preto, a legenda em latim “Urbs Pinetorum”. Nos extremos do mesmo listel, a data da emancipação político-administrativa do Município de Caieiras.”
Brasão de Caieiras. Imagem: CMC.

Brasão de Caieiras. Imagem: CMC.

Crédito
Brasão de autoria de Nelson Antônio Degasperi.

Bandeira

Instituída pela Lei nº 844, de 16 de novembro de 1973. Dispõe sobre a oficialização da bandeira do município de Caieiras.

Trecho da Lei
“ARTIGO 1º – Fica oficializada como BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE CAIEIRAS, a constante do modelo anexo, conforme memorial descritivo que passa a fazer parte integrante da presente Lei.”
Bandeira de Caieiras. Arte: O Caieirense.

Bandeira de Caieiras. Arte: O Caieirense.

simbolos-bandeira-descricao

Crédito
Bandeira de autoria de Nelson Antônio Degasperi.

Referência Bibliográfica
Descrições e significados reproduzidos da obra do engenheiro e escritor Marcílio Dias de Moraes. MORAES, Marcílio Dias de – Caieiras – Fatos e personalidades da cidade dos pinheirais. 1.ª edição. S.Paulo: Ed. Parma. 1995.

Hino

Instituído pela Lei nº 1457, de 17 de maio de 1982. Dispõe sobre a oficialização do hino do município de Caieiras.

Trecho da Lei
“ARTIGO 1º – Fica instituído como Hino Oficial do Município de Caieiras o HINO DO MUNICÍPIO DE CAIEIRAS, de autoria de José Branco Zuglian e música do Maestro Sergio Valbuza, cuja letra é a seguinte: (…) PARÁGRAFO ÚNICO – Fica fazendo parte integrante desta Lei a Partitura do Piano.”

Hino de Caieiras. Áudio: PMC.

simbolos-hino

Crédito
Letra de autoria do professor e trompetista José Branco Zuglian e música de autoria do maestro Sérgio Valbusa.

Fonte
Leis Municipais – Câmara Municipal de Caieiras (CMC).